"O maior Madeiro do país" chegou ao centro de Penamacor

É uma das grandes tradições da vila de Penamacor, que une gerações e atrai muitos visitantes: o desfile do Madeiro, com o tradicional cortejo de tratores a carregar os troncos de sobreiros. O monte de lenha fica depositado até dia 23 de dezembro para a habitual queima.
Inês Miguel
Inês Miguel Jornalista
09 dez. 2025, 13:26

A vila de Penamacor aproveitou o feriado de 8 de dezembro para sair à rua e celebrar o desfile do Madeiro, com o cortejo de tratores a carregar os troncos de sobreiero desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja, local onde o monte de lenha fica depositado até ao momento da queima, na noite de 23 de dezembro.

O número de tratores procura sempre bater o antecedente. Os jovens, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

A vila veste-se de Natal até à queima do Madeiro, com um programa de atividades que começou no sábado, dia 6. A programação do evento promete para este ano iniciativas culturais e passeios pedestres, além do tradicional Mercado de Natal.