“Para muitos, isto é uma ceia de Natal”: a nova campanha que alerta para a realidade de quem vive na rua
Pela 37ª vez, a Comunidade Vida e Paz cumpre a tradição e organiza a Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. A edição deste ano realiza-se esta sexta-feira, sábado e domingo, na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa.
São três dias de diversão e convívio, com concertos e cinema, em que são também assegurados serviços como ajuda com documentação, doação de roupas, cortes de cabelo ou acesso a cuidados de saúde. Este ano, graças a uma parceria com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, os convidados vão ainda ter direito a consultas ou rastreios dentários.
Os números da edição anterior refletem o impacto desta iniciativa: quase 1.800 convidados acolhidos, mais de 1.000 atendimentos de saúde realizados, quase 4.300 refeições servidas e 12.000 peças de roupa distribuídas.
Com esta iniciativa, a Comunidade Vida e Paz pretende levar esperança a quem se encontra numa situação vulnerável e também chamar a atenção para o trabalho que desenvolve ao longo de todo o ano, ao apoiar diariamente cerca de 900 pessoas.
A Festa de Natal acontece pouco depois do lançamento da campanha “Para muitos, isto é uma ceia de Natal”, que retrata a realidade de muitas das pessoas acompanhadas pela Comunidade Vida e Paz nesta quadra natalícia, destacando a dificuldade de acesso a uma necessidade básica: a alimentação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para apoiar esta população que vive em situação de extrema vulnerabilidade.
Foram contabilizadas 3.122 Pessoas em Situação de Sem-abrigo em Lisboa, segundo o balanço de 2025 do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, com dados de 2024.
Em todo o país, são mais de 14.400, de acordo com inquérito de caracterização, divulgado pela Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA).